domingo, 5 de julho de 2009

Direcionamento de portas

Geralmente em redes, o acesso à Internet é feito através de roteadores. O que acontece é que quem conecta à Internet é o roteador, ele que possui o IP de internet e não o computador do usuário. O usuário apenas "rouba" a conexão do roteador. Sendo assim, quem está do lado de fora, ou seja, na Internet, não consegue acessar diretamente os computadores dos usuários da rede do roteador.

Supondo que o usuário quer ser o servidor de uma partida de algum jogo, ou usar programas como emule, limewire, utorrent, etc. Esses programas buscam as portas dos serviços através dos IPs de Internet.

Como exemplo, é possível citar um jogo de computador, em que um dos usuários é o servidor e o outro o cliente. O servidor cria o jogo no computador dele, que está ligado ao roteador, esse ligado à Internet. Quando o cliente tentar acessar o IP de Internet do servidor, a requisição de acesso da porta vai para o roteador e fica por lá, já que o roteador não "sabe" para onde deve ir aquela requisição e muito menos possui o jogo instalado nele.

Para a requisição alcançar o destino, é necessário direcionar as tentativas de acesso de determinada porta, ao endereço IP de rede do computador que possui o serviço. No caso do jogo citado acima, supondo que o jogo use porta TCP 9999 e o endereço de rede do computador servidor seja 192.168.254.1 então terá que ser configurado no roteador que todas as requisições externas (Internet) da porta TCP 9999 devem ir para o ip 192.168.254.1.

A imagem exemplifica o redirecionamento em um roteador.


Vale ressaltar que esse tipo de configuração aplica-se somente a redes que tem roteadores para gerenciar a Internet. No caso de conexões diretas (ADSL Bridge, 3G, Modem 56k, Cabo, etc.) essas alterações não tem efeito pois o próprio computador está conectado à Internet, então, ele mesmo possui o IP de Internet, não sendo necessário o direcionamento para outro computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário