domingo, 5 de julho de 2009

O que é Firewall

Firewall é um dispositivo de rede que aplica políticas de segurança na conexão. O jeito com que funciona realmente faz referência a esse termo, pois impede que acessos não-autorizados invadam o computador do usuário, funcionando como uma espécie de parede para a conexão.

A conexão TCP/IP utiliza várias portas para os diferentes serviços de rede. Um exemplo é a porta TCP 80, utilizada pelo navegador para acesso à WEB, porta TCP 21 para acesso a servidores FTP ou até mesmo portas aleatórias geradas por programas Bitorrents. Cada serviço tem sua própria porta.

Mas do mesmo jeito que essas portas ficam abertas para os programas, elas também são abertas para ataques de hackers, que através dessas brechas, invadem, roubam ou destroem os arquivos do computador. De forma simples, o firewall serve justamente para filtrar essas portas. Ele funciona travando todas as portas e deixando somente abertas quando os programas adicionados no firewall que as utilizam fazerem a requisição internamente, ou seja, pela ação do usuário. Dessa forma, o computador fica mais protegido contra ataques externos, garantindo a integridade dos arquivos.

O seu uso se destina a qualquer usuário, seja doméstico ou corporativo. As empresas que manipulam arquivos importantes devem dar ênfase a dispositivos de segurança como esses para evitar possíveis ataques e comprometer as informações sigilosas da empresa.
O seu uso pode ser ilustrado da seguinte maneira:


Atualmente, a maioria dos aplicativos Anti-Virus estão vindo com sistema de Firewall integrado. Essa solução é especialmente voltada para usuários domésticos pois a configuração é toda automática, necessitando baixo conhecimento em informática por parte do usuário. Para as empresas, a solução é mais específica, sendo até mesmo um sistema operacional especializado em Firewall em um computador próprio para isso. A grande maioria das empresas utilizam Firewalls baseados em Linux, quem cumprem bem o papel de segurança.

Para finalizar, vale ressaltar que na informática, por mais avançada que seja a tecnologia de segurança, não é possível garantir 100% de segurança com Firewall, mas reduz drasticamente a vulnerabilidade do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário