domingo, 5 de julho de 2009

O que é VPN

Muitas pessoas escutam falar sobre VPN mas não tem idéia do que é. VPN (Virtual Private Network/Rede Virtual Privada) consiste em uma espécie de túnel entre o servidor e cliente. Esse túnel consiste em uma conexão peer-to-peer criptografada, e pode ser feita através da Internet. É praticamente como se os 2 computadores estivessem em rede local, assim, todos os recursos da rede (impressora, serviços internos, etc.) estarão disponíveis ao computador cliente.

As principais formas de conexão VPN são LLTP e L2TP/IPSec. A LLTP foi criada pela Microsoft e possui estrutura simples e de fácil configuração, bastanto ter Windows XP para isso. Possui um bom nível de criptografia, mas se faz somente a nível de usuário, o que significa que se a senha for roubada, quem tiver posse dela terá acesso a rede através de qualquer computador. A L2TP/IPsec é a junção da L2TP (Layer 2 Tunneling Protocol/Protocolo para Tunelamento na Camada 2 "Enlace") e IPSec (IP Security Protocol /Protocolo de Segurança do IP) e é mais segura que a LLTP, pois além da segurança por usuário, necessita de uma chave criptografada e certificado de segurança existentes no computador cliente igual a do servidor. Esse método requer conhecimento avançado em redes e VPN para o bom funcionamento de toda a rede. Existem vários sistemas que podem hospetar esse serviço, tais como o Windows 2003 server, Windows 2008 server e algumas distribuições Linux especializadas em roteamento.

As VPNs tem seu uso voltado para o mercado empresarial, pois as empresas necessitam de segurança no tráfego de informações e ao mesmo tempo diminui muito custos de comunicação entre as filiais ou outras empresas, pois e necessário apenas uma conexão com a Internet para completar a ligação, não havendo a contratação de Links Diretos, que muitas das vezes possuem elevados preços.
Os usuários domésticos também podem usar as VPNs, e inclusive, existem na Internet ferramentas voltadas para esses usuários, e possuem interface simples e configuração automática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário